Imagem capa - Fotografia hoje: O que mudou? por W&W Fotografia
fotografiaDicas

Fotografia hoje: O que mudou?

Se você for da minha geração ou mais velho vai se lembrar de quando as fotografias de família eram feitas com filmes. Fazíamos no máximo 36 fotos por festinha e olhe lá, pois estes filmes eram vendidos em rolos de 12, 24 e 36. Uma parte destas 36 fotos sempre saia mais ou menos e só descobríamos depois da festa. Uma lástima! Ver a foto imediatamente após fazê-la era possível somente para os abastados proprietários de câmeras Polaroid e afins. 


Nesta época, contratar um fotógrafo profissional era algo quase exclusivo de festas de casamentos e eventos sociais sofisticados. Fazer fotos de família com fotógrafo então era um serviço de luxo. 


Hoje o cenário da fotografia mudou muito. Não existe a limitação do tamanho do filme, não existe a necessidade da ampliação para ver o resultado da foto. O filme hoje é um recurso utilizado por alguns poucos entusiastas apaixonados pelo retrô. Mas tudo tem um lado bom e um ruim, e é bom reconhecermos que não é um mar de rosas.



Quem, como eu, não tinha Polaroid (restante dos mortais) tinha que esperar o processo de ampliação para ver a foto. Dureza! Isso faz aproximadamente 40 anos (como esta foto acima). 


Atualmente, pessoas comuns fazem muito mais de 36 fotos de um prato de comida em um dia de sua rotina (como a foto de celular acima).


O que perdemos com isso? A fotografia deixou de ser unicamente um recurso de registro para lembrança e passou a ter também outros papéis menos nobres como ostentação, exibicionismo, etc. Alguém sempre perde a mão, e as coisas saem do controle. É a vida!


É bom lembrar que apesar de muita gente possuir câmeras fotográficas digitais, elas foram por muito tempo um recurso caro,  e a fotografia digital se popularizou mesmo, bem depois, por meio de telefones celulares. Então não é que todo mundo aprendeu a fotografar no modo manual... hoje as pessoas fotografam melhor do que antes, mas em grande parte porque tem recursos quase autônomos para fazer fotografia. De fato, ainda hoje muita gente não conhece nada de aspectos técnicos de fotografia.


Por outro lado, qualquer pessoa com um celular tem hoje à sua disposição um recurso de captação de imagens no mínimo razoável. O acesso a fotografia como produto cresceu infinitamente com isso. A fotografia como entretenimento ganhou mais espaço na vida das pessoas. Já a fotografia como arte, sobreviveu a duras penas. O fotógrafo teve que evoluir muito junto com tudo isso. A criatividade e o perfil técnico tiveram que melhorar e muito, e rápido, para entregar um produto que ainda seja valorizado pelas pessoas que fotografam suas próprias vidas diariamente e várias vezes ao dia. 


O fato é todos ganham com a evolução, e se reinventar faz parte de viver. Quem dorme na curva de aprendizado acaba ficando pra trás. Na fotografia não é diferente.