Imagem capa - INFANTIL: Dicas para fazer belas fotos caseiras do seu filho por W&W Fotografia
infantil

INFANTIL: Dicas para fazer belas fotos caseiras do seu filho

Todo mundo fotografa seus filhos com celular hoje em dia.  Muita gente consegue fazer fotos bonitas de vez em quando. Pouca gente sabe porque uma determinada foto saiu bonita. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso?




Esse é meu filho Igor iluminado lateralmente por uma luz de janela, em um dia típico de São Paulo, nublado. Foto de celular


1. Ao fotografar crianças perceba que dificilmente elas gostam de olhar pra câmera quando você as chama para tal. Quanto mais interessante for a atividade que estiverem fazendo, menos elas vão querer dividir a atenção com você. Minha sugestão para obter boas fotos no longo prazo é parar de chamar as crianças a olhar em direção à câmera. 


O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS : Não solicitam atenção dos fotografados o tempo todo. Apenas esperam, observam, conversam sobre o que as crianças estiverem fazendo, brincam, e clicam quando surge o momento. 

Quanto mais você chamar seus filhos a olharem em direção à câmera e sorrirem, menos eles vão gostar de fotografia. 


2. O principal aspecto de qualquer fotografia é a luz. Fotografando com o celular, a melhor estratégia que se pode adotar é buscar sempre ambientes claros. 


O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS: Buscam luzes originárias de grandes janelas, fotografam com a luz da manhã ou no final da tarde. Observam como a luz recai nos rostos das pessoas, se a luz vem com suavidade ou se vem com sombras fortes e procuram a melhor luz.

Fotografar em luz inadequada torna impossível produzir uma fotografia bonita.


3. Quando se fala de luz, geralmente estamos falando de luz ambiente, luz natural e não luz de flash. O flash de um celular é um recurso limitado que tem aplicações muito específicas. É mais fraco e tem menor alcance do que o flash profissional.


O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS: Geralmente ao fotografar com celular, profissionais evitam utilizar o flash como a luz principal. Preferem procurar um local mais iluminado para a foto do que utilizar o flash do celular para iluminação.


4. O horário da foto ao ar livre interfere no resultado. Fotografar seus filhos expostos ao sol a pino, ao meio dia é uma péssima ideia. O sol além de muito quente neste horário gera sombras muito escuras nos olhos e deixa qualquer pessoa, digamos, menos bonita. 


O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS: Os únicos seres humanos que fotografam bem ao sol do meio dia, com luz direta, são modelos. É bem incomum até mesmo modelos fotográficos serem fotografados nestas condições de luz.


5. A foto da atividade é sempre mais interessante que a foto estática. Deixe as crianças se movimentarem e seja rápido no gatilho (no clique).


O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS: Prestam muita atenção aos movimentos das crianças buscando clicar nos momentos chave das ações. No alto de um pulo, no fim do escorregador, durante uma corrida, no meio de um abraço. 


Mesmo assim acha que não leva jeito? Que nada substitui um profissional? Conte conosco! (contato@wewfotografia.com.br)

Estamos sempre à disposição para ajudar.

Erika Waldmann e Norbert Waage, são fotógrafos da W&W Fotografia. Um casal que toma emprestada a alegria e a emoção das pessoas e devolve em forma de imagens. Atuam principalmente em São Paulo, mas adoram viajar e estão sempre passeando pra lá e pra cá pra atender clientes de outras cidades.