Imagem capa - Dicas: Meu fotógrafo é caro? por W&W Fotografia
DicasCasamento

Dicas: Meu fotógrafo é caro?

Vemos muitas pessoas questionando os valores dos pacotes  para eventos ou ensaios fotográficos. Nossos preços e de muitos outros fotógrafos são rejeitados por serem considerados injustos.


Longe de nós querer avaliar o poder aquisitivo de cada um, este texto tem somente o intuito de esclarecer o que envolve o custo de fotografar.  Queremos ajudar a entender pelo que se está pagando ao adquirir um pacote fotográfico e assim avaliar o preço com maior embasamento. 


O fotógrafo não tem salário


Pode parecer óbvio mas é importante destacar que, salvo exceções, toda a renda e sustento do profissional de fotografia vem dos trabalhos que ele faz, quando faz.


Equipamento fotográfico é caro


No Brasil infelizmente não temos fábricas de equipamentos adequados à  fotografia profissional. Importar equipamentos ainda é uma dificuldade pois nossos impostos e o câmbio inviabilizam as transações.


Um profissional de casamento, por exemplo, precisa ter pelo menos duas câmeras,  duas lentes (objetivas), dois cartões de memória, dois flashes externos, duas baterias, dois jogos de pilhas recarregáveis, um computador, um hd externo, serviço de backup em nuvem e softwares de tratamento de imagens . Isso falando do mínimo, mínimo mesmo. A soma destes itens custa facilmente algo em torno de 18 mil reais, falando em equipamentos bem modestos. E estes equipamentos precisam de seguro contra roubo que chega facilmente a 1 mil reais/ano. Mas não se faz fotos de um casamento individualmente portanto para dois fotógrafos tudo precisa se duplicado. Para três, triplicado, e assim por diante.


Qualquer um fotografa?


Muitos acreditam que as fotos amadoras feitas com celular hoje podem ser tão boas quanto ou melhores que as fotos de um fotógrafo com câmera. Isso pode ser verdade em alguns casos.  De fato você pode conseguir fotos muito bonitas com o celular vez ou outra.


No entanto o que se paga ao contratar um fotógrafo, desconsiderando critérios artísticos ou individuais, é pela regularidade. Os bons profissionais conseguirão obter fotos adequadas com maior frequência que um amador com o seu celular e terão competência para lidar com as mais diversas condições de iluminação, pontos de vista e além de oferecer um olhar diferenciado para seu casamento.  


Essa regularidade só é obtida com experiência e qualificação. Um bom curso profissionalizante para fotografia custa em média 8 a 9 mil reais e dura em torno de 1 ano e meio. Atualizações são necessárias periodicamente para poder manter um bom nível de serviço.


O álbum é caro?


Os álbuns, books, fotolivros são produtos customizados, ou seja feitos sob medida. Diferentemente de folhetos ou livros, os álbuns são produzidos em baixa tiragem.  Em geral, um único álbum é feito para cada cliente. Não existe espaço para diluir o custo em razão da quantidade produzida, pois não é uma produção em série. Em alguns casos a produção ainda envolve muito trabalho manual e eventualmente artesanal. Isso aumenta os custos de produção.


Há álbuns para diferentes níveis de exigência e qualidade mas todos envolvem diagramação, produção, controle de qualidade, embalagem e frete. E estes custos todos tem de ser aplicados ao preço. Além disso, o fotógrafo tem que pagar à encadernadora antecipadamente, quando faz o pedido do álbum à empresa.


Estou pagando X mil reais por um dia de trabalho?


Um evento de casamento pode durar entre 2h (civil e fotos com familiares) e 12h (evento completo médio).  Os valores dos pacotes incluem estas horas de trabalho e todas as outras horas 'invisíveis'. As horas invisíveis são as horas de orçamento, reuniões, preparo e manutenção de equipamentos, backup, tratamento de imagens, diagramação de álbum, ajustes, controle de qualidade e entrega. Este é na verdade o maior volume de trabalho do fotógrafo.


Este texto foi útil? Curta ou comente para que saibamos se ajudamos você.  

Grande abraço!


Erika Waldmann e Norbert Waage, são fotógrafos da W&W Fotografia. Um casal que toma emprestada a alegria e a emoção das pessoas e devolve em forma de imagens. Atuam principalmente em São Paulo, mas adoram viajar e estão sempre passeando pra lá e pra cá pra atender clientes de outras cidades.