Imagem capa - Wedding: O vestido - parte 1 de 2 por W&W Fotografia
DicasCasamento

Wedding: O vestido - parte 1 de 2

Imagino que uma das principais questões das noivas seja a escolha do vestido. Eu passei por este dilema quando escolhi o meu então sei que não é fácil. Há diversas silhuetas, preços, estilistas, acessórios, véus, ufa... Ficar confusa e perdida é muito fácil.


Como fotógrafos já encontramos noivas incomodadas com partes do vestido, acabamento, caimento, vestido que descostura, vestido muito apertado, vestido que não prende a cauda e por aí vai.


Para facilitar a escolha do vestido de noiva selecionamos dicas de livros gringos incríveis de casamento. No rodapé você encontra os detalhes destes livros (dá pra comprar os livros no Brasil se quiser, ambos em inglês).


Defina antes a data e o local

Mas por que isso? Vestido em geral é sempre vestido, mas tem vestido mais quente, vestido mais fresco, vestido pesado, vestido leve, vestido mais luxuoso e mais descontraído. Não é legal casar no verão com milhões de camadas de tecido em cima de você. Também não é nada auspicioso casar na praia com um vestido super luxuoso e ornamentado. Vestido, local e época do ano devem ter um pouco de sinergia, precisa casar, sabe? Rs.


Defina um orçamento para o vestido que inclua todos os extras

Mas por que é importante ter um orçamento? Os preços tanto para aluguel como para a compra do vestido podem variar enormemente. E o orçamento do vestido deve incluir sapato, véu, arranjo para o cabelo, cinto (se desejar), joias ou bijuterias etc e tudo isso geralmente é à parte. Se fizer o orçamento só para o vestido, as chances de ter surpresas são grandes. Se comprar o vestido não esqueça de incluir no orçamento um custo com lavanderia no pós-wedding para conservar o vestido nas melhores condições possíveis. 


Escolha uma loja com boa reputação

A escolha da loja onde o vestido será escolhido é muito importante. Lojas pequenas terão uma variedade menor de vestidos mas oferecerão um ambiente mais intimista. Lojas grandes terão grande variedade de modelos. Há lojas que tem muito tempo de mercado e que tem uma reputação a zelar, isso dá à noiva mais segurança e tranquilidade de que tudo sairá conforme o combinado. 


Planejamento é tudo

Um vestido de casamento pode demorar de 4 a 6 meses para ser feito. Além disso, todas as noivas precisam fazer ajustes e alterações durante o processo. Se você já estiver nos 45 do segundo tempo, o melhor a fazer é informar ao vendedor seu prazo para que ele lhe ofereça opções que podem ser trabalhadas no seu prazo.


Tendência é bom, mas personalidade é muito melhor

O dia do casamento não é necessariamente um bom dia pra inventar moda. O vestido deve favorecer sua silhueta, harmonizar com o tipo de celebração que você escolheu e fazer com que a você se sinta linda. Tenha em mente que pode ser que você poderá estar olhando para estas fotos daqui 10 ou 20 anos, e elegância clássica nunca sai de moda.


Escolhas coletivas são perigosas

Para otimizar o seu tempo, traga com você pessoas que você realmente confia, poucos e bons amigos ou familiares  que realmente queiram te ajudar. Muitas opiniões nem sempre são o melhor caminho, podem causar confusão e estresse.


FONTE: Livro: Simple Stunning Bride - Karen Bussen


Este texto te ajudou? Curta ou comente o que achou. Tem mais dúvidas? Teremos prazer em ajudar. 

Grande abraço!


Erika Waldmann e Norbert Waage, são fotógrafos da W&W Fotografia. Um casal que toma emprestada a alegria e a emoção das pessoas e devolve em forma de imagens. Atuam principalmente em São Paulo, mas adoram viajar e estão sempre passeando pra lá e pra cá pra atender clientes de outras cidades.