Imagem capa - Wedding: 5 dicas para escolher o fotógrafo do seu casamento por W&W Fotografia
DicasCasamento

Wedding: 5 dicas para escolher o fotógrafo do seu casamento


1. Peça indicações aos amigos


Você tem algum amigo que se casou há pouco tempo? Esse amigo gostou do fotógrafo do casamento dele? 

Você gostou das fotos e do álbum do casamento dele?


Se você respondeu sim a estas perguntas, ótimo! Busque o contato deste profissional pois as chances de você sair satisfeito com o trabalho final são grandes. Indicação ainda é um recurso poderoso para ter um pouco mais de confiança e algum histórico sobre o trabalho do profissional de fotografia.


2. Empresa de fotografia e fotógrafo são coisas diferentes


Você resolveu buscar contatos de fotógrafos conta própria e se deparou com uma lista interminável de empresas e profissionais? Pode ter certeza, você não está sozinho(a). Um ponto importante a considerar é que: empresas de fotografia são diferentes de fotógrafos independentes. Mas como assim!?


As empresas de fotografia geralmente contam com um grupo de profissionais que atendem a diversos eventos simultaneamente, ou seja, conseguem atender a vários eventos no mesmo dia.  Já os fotógrafos independentes, em geral, atuam com uma única equipe e cobrem um casamento por vez.


Hás vantagens e desvantagens nestes dois tipos de profissionais. As empresas de fotografia conseguem ter uma agenda  flexível e ampla para atender seus clientes. Por outro lado, os profissionais independentes muitas vezes fazem o atendimento aos seus clientes do início ao fim, e conferem maior exclusividade ao trabalho. As empresas de fotografia geralmente conseguem trabalhar com preços mais competitivos. Os fotógrafos independentes geralmente oferecem um trabalho mais personalizado e com um estilo muito bem definido.


Com estas informações avalie o que é mais importante para você e procure pelo perfil certo de fornecedor.


3. Analise o portfólio do profissional


Em geral os fotógrafos divulgam fotos de diversos eventos em uma coletânea em seu website. Para avaliar corretamente o trabalho do profissional peça a ele para ver um álbum ou as fotos de um casamento inteiro do início ao fim. Isso te dará uma visão mais ampla sobre o trabalho dele e o que você pode esperar para o seu casamento.


4. Foto na praia é diferente de foto na igreja


Contrate seu fotógrafo quando já tiver definido o tipo de evento que será seu casamento:


Será uma cerimônia na praia, no campo, na igreja, no salão? 

Será um mini wedding, um casamento grande? 

Destination wedding? 

Haverá recepção? 


Cada casamento tem suas características, e há fotógrafos que lidam bem com uma diversidade de eventos, outros tem um portfólio focado em igrejas, em casamentos tradicionais, por isso verifique se o fotógrafo que você está considerando tem experiência prévia com o perfil do seu evento.


5. Preço não deve ser o principal critério de escolha


Escolher bem não significa escolher o fotógrafo mais caro nem o mais barato do mercado. O barato pode sair caro, e o caro pode ser ainda mais caro. 


O fotógrafo deve atender o que você procura. Nunca escolha seu fotógrafo baseando-se unicamente no valor do pacote. Esse critério é relevante mas não deve ser o principal.


Deve existir no mínimo uma boa conversa sobre expectativas e sobre cronograma. Se possível, os noivos devem indicar suas preferências de cor, estilo de foto e suas vontades. O fotógrafo é o profissional que fica mais próximo do casal durante todo o dia do casamento, possivelmente até antes do casamento em um pré-wedding,  então um pouco de sintonia entre o casal e o profissional é essencial.


Boa sorte na sua escolha! E se continuar na dúvida, conte conosco, queremos fazer parte da sua lista de fornecedores :)


Erika Waldmann e Norbert Waage, são fotógrafos da W&W Fotografia. Um casal que toma emprestada a alegria e a emoção das pessoas e devolve em forma de imagens. Atuam principalmente em São Paulo, mas adoram viajar e estão sempre passeando pra lá e pra cá pra atender clientes de outras cidades.